O Dia Mundial da Meningite foi celebrado pela primeira vez em 2008 e, desde então, a Confederation of Meningitis Organisations (CoMO) tem usado esta oportunidade para aumentar a conscientização sobre a doença, o qual, é um problema de saúde pública global, grave, que pode matar em questão de horas ou causar sequelas irreversíveis. Apesar de […]
O Dia Mundial da Meningite foi celebrado pela primeira vez em 2008 e, desde então, a Confederation of Meningitis Organisations (CoMO) tem usado esta oportunidade para aumentar a conscientização sobre a doença, o qual, é um problema de saúde pública global, grave, que pode matar em questão de horas ou causar sequelas irreversíveis.
Apesar de ser uma doença amplamente evitável por vacina, o progresso para derrotá-la não alcançou os níveis de sucesso de outras doenças infecciosas, o que poderia salvar mais de 200.000 vidas, reduzindo de forma significativa as deficiências causadas.
O roteiro global para derrotar a meningite foi aprovado por 194 Estados-Membros da OMS e abrirá caminho para um grande progresso na luta contra a doença, ao reunir cientistas, formuladores de políticas, grupos de pacientes e outras partes interessadas para enfrentar as principais questões relacionadas à enfermidade.
No Brasil, a doença é considerada endêmica, com casos esperados ao longo de todo o ano e a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. As meningites bacterianas são mais comuns no outono-inverno e as virais na primavera-verão.
Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também, ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
Devido à gravidade do quadro clínico, os casos suspeitos de meningite sempre são internados nos hospitais, por isso, ao se suspeitar de um caso, é urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica. De acordo com a causa da doença é instituído o tratamento adequado (MS, 2023).
Prevenção e controle:
A vacinação sendo a forma mais eficaz da prevenção, no calendário vacinal a população tem direito e acesso às vacinas Meningocócica C, com esquema vacinal nos 3 meses, 5 meses e 12 meses; e, meningocócica ACWY, doses na fase da adolescência, entre 11 e 12 anos.
Em Xanxerê, a campanha de vacinação acontece de 16 a 27 de outubro, confira a imagem abaixo:
(Imagem: Prefeitura de Xanxerê)