Saúde

Kaulan Nunes | 30/01/2026 15:02

30/01/2026 15:02

389 visualizações

Hospital Regional São Paulo abre inscrições para voluntários

Iniciativa busca fortalecer ações de acolhimento, cuidado humanizado e apoio a pacientes e familiares

O Hospital Regional São Paulo (HRSP) está com inscrições abertas para novos voluntários. Interessados devem manifestar interesse até o dia 6 de fevereiro, por meio do e-mail ga@hrsp.com.br. A iniciativa busca ampliar o quadro de pessoas que desejam contribuir com ações voltadas ao acolhimento, ao cuidado humanizado e ao apoio a pacientes e familiares.
Para atuar como voluntário no HRSP, a pessoa precisa ser maior de idade, deve ter disponibilidade e identificação com a causa, a missão e os objetivos do HRSP e de cada projeto desenvolvido na instituição. Antes de iniciar as atividades, todos os novos voluntários passarão por uma capacitação, cujo objetivo é orientar sobre a rotina hospitalar, as normas internas de segurança e as boas práticas no atendimento ao público.

A Gerente de Atendimento do HRSP, Fabíula Cichelero, ressalta a importância do voluntariado para a instituição. “Ao longo da história do hospital, sempre contamos com a colaboração de muitos voluntários. Alguns contribuem com doações financeiras e outros oferecem o que há de mais precioso, que é o tempo e a dedicação. Essa atuação faz a diferença para os colaboradores e, principalmente, para os pacientes e familiares que estão em tratamento na unidade”, afirma. Atualmente, cerca de 40 voluntários atuam no hospital em diferentes iniciativas.
Entre as ações voluntárias mais conhecidas no HRSP está o Projeto Plantão Palhaço, no qual os participantes se caracterizam como palhaços e percorrem os setores levando alegria, leveza e esperança aos pacientes. Também há voluntários que colaboram com a Casa da Acolhida (espaço que recebe e hospeda familiares de pacientes internados), além de outras frentes de apoio que fortalecem o acolhimento dentro e fora do ambiente hospitalar.

Neste momento, o HRSP dispõe de vagas para os projetos Plantão Palhaço, Contação de Histórias, Arte no Andar e para atuação como costureira na Casa da Acolhida. “Cada iniciativa contribui de forma específica para tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor”, afirma Fabíula Cichelero. “O voluntariado no Hospital Regional São Paulo reforça a importância de pequenos gestos que geram grandes impactos”, finaliza.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.