Comunidade

Marcos Vinícius Pedroso | 20/04/2024 10:26

20/04/2024 10:26

58783 visualizações

Hospital Regional São Paulo celebra o Dia dos Povos Indígenas com respeito e atenção especializada

O Hospital Regional São Paulo celebra o Dia dos Povos Indígenas com atendimento humanizado e culturalmente sensível, reforçando o compromisso com as tradições das comunidades atendidas e integrando-se ao Incentivo para Atenção Especializada aos Povos Indígenas do SUS.

Neste Dia dos Povos Indígenas (19), o Hospital Regional São Paulo (HRSP), referência no atendimento de povos indígenas na regional de saúde de Xanxerê, reforça o compromisso com as tradições e costumes das comunidades atendidas. Com um público aproximado de seis mil pessoas, moradoras da terra indígena Xapecó – que engloba comunidades nos municípios de Ipuaçu, Abelardo Luz e Entre Rios – o HRSP destaca a dedicação em proporcionar um atendimento humanizado e culturalmente sensível.

A Gerente de Atendimento do HRSP, Fabíula Cichelero, afirma que o hospital está integrado às ações previstas na portaria nº 2.663, de 11 de outubro de 2017, que promove o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Este projeto contempla diversas ações voltadas à população indígena que necessita de atendimento de saúde em nosso hospital. Por meio da equipe multiprofissional o HRSP busca oferecer um cuidado diferenciado, respeitando a cultura e buscando atender de forma humanizada”, explica Fabíula.

Além disso, o HRSP conta com o trabalho de profissionais indígenas em diversos setores, como enfermagem, recepção e o assessor de Projetos Rildo Mendes. Entre os objetivos institucionais está a viabilização do direito do paciente indígena a intérprete e acompanhante, quando necessário, respeitando as condições clínicas do paciente. O hospital também compromete a garantir uma dieta especial ajustada aos hábitos e restrições alimentares de cada etnia, sem negligenciar o quadro clínico do paciente.

Nas últimas semanas, o HRSP tem promovido capacitações entre profissionais da instituição e equipes que atuam na terra indígena. Um desses eventos foi um encontro na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre, em Ipuaçu, e um Encontro Técnico realizado na última quarta-feira (17), nas dependências do HRSP. Participaram enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde da terra indígena.

Rildo Mendes avalia que o HRSP está comprometido e vem adotando estratégias para promover a atenção diferenciada aos indígenas que precisam de atendimento hospitalar, oferecendo acolhimento, atendimento de qualidade e respeitando as tradições e crenças. “Ao logo dos últimos anos o hospital está se aproximando cada vez mais da comunidade indígena. Encontros como esse estão promovendo a interação, aproximação e conhecimento. Com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, esperamos que no futuro os pacientes cheguem aqui e tenham conhecimento sobre a internação, atendimento e até mesmo a alimentação, tendo em vista que o HRSP adquire alimentos diretamente da terra indígena,” afirma.

Fabíula Cichelero reforça o compromisso do hospital com os povos indígenas, destacando que “o HRSP aderiu ao plano de metas e ações de incentivo para atenção especializada aos povos indígenas. Além disso, a instituição busca capacitar seus colaboradores em todos os níveis, desde a recepção até a assistência ao paciente. Aqui, a alimentação é pensada dentro da cultura, a acomodação é conjunta quando há mais de um paciente indígena, e priorizamos a humanização e o respeito à cultura”, conclui.

Deixe seu comentário