Saúde

Gabriella Narcizo | 11/07/2025 14:24

11/07/2025 14:24

1359 visualizações

Hospital Regional São Paulo está entre os cinco hospitais que mais atendem indígenas no Brasil

Hospital de Xanxerê reforça parceria com o Governo Federal e participa da inauguração de nova unidade de saúde em aldeia indígena

No sábado (5), o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê (SC), recebeu a visita do Secretário Nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, e da Coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul, Eunice Kerexú. O hospital é um dos cinco do país que mais atendem indígenas, sendo referência para cerca de sete mil pessoas da Terra Indígena Xapecó — a maior de Santa Catarina — onde vivem povos Kaingang e Guarani.

Durante a visita, os representantes conheceram a UTI Neonatal e acompanharam o atendimento a um bebê indígena prematuro. Eles também conheceram as ações realizadas pelo hospital com as comunidades indígenas da região.

O diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, destacou que a visita mostra a importância da parceria entre o hospital e o Governo Federal. “Hoje somos o principal hospital para milhares de indígenas da região, e essa aproximação ajuda a melhorar ainda mais o nosso atendimento”, afirmou.

 

No mesmo dia, a diretora do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz, e a gerente de atendimento, Fabíula Cichelero, participaram da inauguração de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na Aldeia Pinhalzinho, em Ipuaçu. É a primeira UBS Tipo III do Sul do Brasil e vai atender cerca de duas mil pessoas. A nova unidade recebeu o nome de Vicente Fernandes e foi inaugurada com a presença de lideranças indígenas e autoridades.

Para a diretora Ir. Neusa, esse momento mostra o compromisso do hospital com o cuidado à saúde dos povos indígenas. “A nova unidade representa um grande avanço na saúde e valoriza a cultura dos povos originários”, disse.

Fabíula Cichelero também participou, nos últimos dias, de uma reunião em Porto Alegre com o Conselho do Distrito Sanitário Especial Indígena. Lá, ela reforçou que o HRSP segue as regras do Ministério da Saúde para oferecer um atendimento respeitoso, com escuta e cuidado, valorizando a cultura de cada comunidade atendida.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.