Hospital busca novas parcerias para manter qualidade nos atendimentos realizados pelo SUS
Na semana passada, o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, esteve em Brasília em busca de apoio do Ministério da Saúde para ampliar e fortalecer o atendimento à população indígena da Terra Indígena Xapecó, localizada no Oeste de Santa Catarina. A comitiva, composta pelo Diretor Administrativo Fábio Lunkes, pelo Controlador Interno Cláudio Krahl, e pelas representantes da Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), Ir. Nilva Benincá e Ir. Roselene Gonçalves, se reuniu com o Secretário da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Weibe Tapeba. O objetivo da reunião foi discutir parcerias e estratégias para garantir um atendimento de saúde de maior qualidade e mais acessível às comunidades indígenas, que têm o HRSP como referência para atendimentos de média e alta complexidade.
Durante o encontro, o diretor Fábio Lunkes destacou a importância da continuidade do diálogo entre o hospital e os órgãos estatais, enfatizando que o HRSP, filantrópico e com 98% dos atendimentos realizados pelo SUS, busca apoio para manter e aprimorar a qualidade do atendimento, respeitando as especificidades culturais dos povos indígenas. “Apoiar a saúde indígena é essencial para garantir que possamos oferecer serviços de saúde equitativos e inclusivos, promovendo o cuidado com respeito às diferentes realidades culturais,” afirmou Lunkes.
O HRSP, que é referência em Cardiologia de Alta Complexidade, atende mais de um milhão de habitantes da região, e essa aproximação com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) reforça o compromisso do hospital com um cuidado humanizado e inclusivo, com foco na saúde e bem-estar de todas as comunidades da região, incluindo os povos indígenas da Terra Indígena Xapecó.
A ação do HRSP visa garantir que mais parcerias sejam estabelecidas, possibilitando a continuidade e a ampliação de serviços especializados que atendem uma população diversa, reafirmando a missão do hospital de estar sempre “A Serviço da Vida.”