Para situações não urgentes, a instituição orienta a população a procurar as unidades básicas de saúde ou postos de saúde
O Hospital Regional São Paulo (HRSP) tem registrado, nas últimas semanas, um aumento significativo na demanda por atendimentos na sua unidade de emergência. Atualmente, o hospital realiza mais de 200 atendimentos diários, sendo que cerca de 70% desses casos são considerados de baixa gravidade. Para situações não urgentes, a instituição orienta a população a procurar as unidades básicas de saúde ou postos de saúde.
A direção do HRSP expressou preocupação com o impacto da alta demanda na qualidade dos atendimentos, especialmente para pacientes com condições mais graves, que necessitam de cuidados médicos imediatos. A emergência do hospital está priorizando casos de maior complexidade, dado seu papel como referência na região do Grande Oeste catarinense, especialmente para atendimentos de alta complexidade em cardiologia, além de prestar serviços de urgência e emergência aos municípios associados à Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI).
A instituição reforça que a emergência é destinada principalmente a casos graves e urgentes. Por isso, solicita à população que busque os postos de saúde para atendimentos de menor complexidade, com o objetivo de liberar a emergência para os pacientes em situações críticas.
O HRSP destaca a importância da colaboração da comunidade para garantir o bom funcionamento do serviço e o atendimento adequado aos casos emergenciais.