Medida garante a continuidade dos exames durante a manutenção do equipamento do hospital; 229 mulheres atendidas são moradoras de Xanxerê
O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, adotou uma medida para garantir a continuidade da realização de mamografias autorizadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Ao todo, 263 mulheres serão atendidas por meio de uma parceria entre o hospital e a Clínica Cemed, durante o período de manutenção do equipamento de mamografia da instituição.
Das pacientes contempladas pela iniciativa, 229 são moradoras de Xanxerê. Os exames estão sendo realizados na clínica parceira, como alternativa para evitar atrasos nos atendimentos e reduzir o risco de formação de filas de espera.
Segundo o diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, a parceria foi organizada para assegurar que as pacientes com exames já autorizados tenham acesso ao procedimento durante o período de manutenção do equipamento hospitalar.
“Nosso equipamento de mamografia está passando por uma manutenção, com o objetivo de assegurar a eficácia dos exames. Tendo em vista este período, buscamos uma parceria junto à Cemed, para dar continuidade aos exames, evitar fila de espera e garantir um diagnóstico eficiente para cada paciente”, explicou Lunkes.
A iniciativa ocorre durante o Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de mama e à importância do diagnóstico precoce. A mamografia é um dos principais exames utilizados para identificar alterações nas mamas, inclusive em fases iniciais da doença, quando as possibilidades de tratamento podem ser maiores.
O período também reforça a importância do acompanhamento de saúde, da realização de exames conforme as orientações dos profissionais e da busca por avaliação médica diante de alterações nas mamas.
Com a parceria, o HRSP busca manter o atendimento às pacientes e assegurar a continuidade dos exames enquanto o equipamento da instituição passa pelos procedimentos de manutenção.
