O evento visa reunir astrônomos catarinenses, amadores e profissionais, integrar associações de astronomia de Santa Catarina, destacar observações, pesquisas e atividades astronômicas realizadas no estado.
Os Câmpus Chapecó e Xanxerê do IFSC organizam o 11º Simpósio Catarinense de Astronomia, que ocorrerá nesta sexta-feira (19) e sábado (20) em Chapecó, promovido pela Associação Apontador de Estrelas. O evento visa reunir astrônomos catarinenses, amadores e profissionais, integrar associações de astronomia de Santa Catarina, destacar observações, pesquisas e atividades astronômicas realizadas no estado, além de divulgar iniciativas de ensino de astronomia nas redes públicas de educação.
Os câmpus Chapecó e Xanxerê, além de auxiliar na organização, participarão da exposição de astrofotografias e sessão de pôsteres com os trabalhos “Em busca de outros mundos, ações de divulgação e popularização científica sobre astronomia e astronáutica no IFSC Câmpus Xanxerê” e “O Clube da física do IFSC Câmpus Chapecó como espaço de estudo da Astronomia”.
O simpósio será realizado na EEB Bom Pastor em Chapecó. A programação inclui credenciamento às 8h, seguido da abertura às 8h30. A primeira palestra, às 9h, abordará “Novos Horizontes além do Hubble: contribuições do Telescópio Espacial James Webb para a astronomia fora do visível”, com a Profa. Dra. Tina Andreolla da UTFPR. Após um intervalo, as apresentações orais começarão às 10h20, abordando temas como meteoritos, relógios solares e navegação astronômica autônoma.
Às 14h, será aberta a exposição de astrofotografias e sessão de pôsteres, com trabalhos diversos, incluindo o acompanhamento do ciclo das manchas solares e a popularização da astronomia nas escolas municipais de Chapecó. A segunda palestra, às 15h, será sobre “Como aglomerados de estrelas desvendam a evolução das galáxias?”, com a Dra. Thayse Adineia Pacheco da UFRGS.
No sábado (20), a programação começa às 8h30 com uma atividade cultural, seguida da terceira palestra às 9h sobre “30 anos do Grande Eclipse Catarinense”, com Alexandre Amorim do NEOA-JBS e Prof. Diego de Bastiani da SEDUC Chapecó. Após a foto oficial do evento, haverá apresentações orais sobre o cometa C/2023 A3 e a jornada de criação do livro “Astronomia Poética”. O evento se encerra com uma mesa redonda sobre astronomia em espaços formais e não formais e apresentações dos grupos de astronomia, finalizando às 17h.