Projeto valoriza o protagonismo de jovens autores e propõe novas formas de inclusão com literatura acessível
O Câmpus Xanxerê do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza, no dia 23 de outubro, o lançamento de quatro livros escritos por estudantes da Educação Especial, dentro do projeto “Jovens da Educação Especial escrevendo histórias”. A ação, contemplada pelo edital DAE_PROEN 05/2025 – Fomento às Ações de Equidade, integra a segunda etapa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 23 a 25 de outubro. O evento contará com uma roda de leitura com os autores e a doação das obras à APAE de Xanxerê.
Coordenado pela professora Ana Paula Pinheiro, o projeto tem como principal objetivo desmistificar preconceitos sobre as deficiências e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), valorizando o potencial criativo dos estudantes. As histórias abordam, de maneira sensível e acessível, temas como diversidade, respeito às diferenças, amizade e enfrentamento da discriminação.
Iniciada em julho, a produção envolveu etapas de planejamento, escrita e ilustração de livros infantojuvenis, com o uso de tecnologias assistivas para a criação e digitalização das imagens. Após dois meses de trabalho, as obras foram enviadas à gráfica no fim de setembro, ficando prontas para o lançamento oficial durante a SNCT.
Os títulos que serão apresentados são: “Cartas de Morgana”, “Minha história com o TDAH, DI e a Dislexia”, “Realidades Diferentes” e “O Teorema da Amizade”. As versões digitais (e-books) serão disponibilizadas após o lançamento, ampliando o acesso ao público em geral.
De acordo com a coordenação, a experiência de ver os livros impressos fortalece o protagonismo e a autoestima dos estudantes, além de proporcionar uma vivência única de inclusão e pertencimento. Vislumbra-se para um novo projeto desdobramentos em versões acessíveis, como audiolivros e em Libras e/ou Braille.