Mais de 300 pessoas estiveram presentes no Salão Paroquial da Matriz Senhor Bom Jesus da Coluna nesta terça-feira (03) para participar da terceira edição do Seminário Municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento é voltado para atores do sistema de garantia de direitos da pessoa idosa da esfera pública e privada do município de Xanxerê, e demais municípios da região, interessados na temática, e contou com apresentações musicais e culturais, mesa redonda com tema central “Saúde da Pessoa Idosa”, com médico psiquiatra Jackson Furlanetto; cirurgião dentista Gilberto Luiz Cherubin; professor de artes e educação física, Diego Gonçalves; profissional da educação física, Luiz Vicente Paglia Junior; prático do “Qi Gong para Vida! Equilibrada, ativa e saudável”, com enfermeiro Marcos Ferreira dos Santos; bem como palestra magna com o tema “Envelhecimento e Velhices: da construção sociocultural à formação de políticas públicas representativas”, com Diego Felix Miguel, doutorando em saúde pública e especialista em gerontologia.
Estiveram presentes o prefeito Oscar Martarello, o vice-prefeito Adenilso Biasus, promotora da 1ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Ana Cristina Boni, secretária de Assistência Social, Aline Dal Zot Rauber, secretária de Educação, Vera Lucia Correa, secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Ana Luiza Carvalho, representando o Conselho Estadual do Idoso, Eleni Canello Capra, além de autoridades regionais, servidores públicos, comunidade em geral e imprensa.
A secretária de Assistência Social, Aline Dal Zot Rauber, salientou que a política voltada à pessoa idosa é extremamente importante e citou aos participantes do seminário que no ano de 2020 a Prefeitura de Xanxerê criou o Programa de Envelhecimento Ativo, que foi um grande avanço no município, que passou a olhar para a população de forma respeitosa e garantidora de direitos. — Você ter um programa como este demonstra o carinho que o município tem com a população idosa— ressaltou.
Além disso, Aline enfatizou que em 2021 foi instituído o Programa Xanxerê 60 Mais, trazendo uma perspectiva mais técnica das violações de direito. — Em 2022 estabelecemos o Protocolo Municipal de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência (PISC), sendo pioneiros em Santa Catarina. Desde 2021, tivemos mais de 400 registros de idosos em situação de violações de direito, muitas procedentes, infelizmente, e outras não. O seminário de hoje mostra o quanto avançamos neste período —
O prefeito Oscar Martarello falou que o município tem feito ações voltadas para o acolhimento da pessoa idosa e dos profissionais que trabalham de forma extremamente dedicada nos serviços voltados à pessoa idosa. — Somos uma cidade acolhedora, uma cidade rica, mas a maior riqueza que temos aqui são as pessoas — disse.
A promotora da 1ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Ana Cristina Boni, destacou em sua fala que Xanxerê é referência no estado de Santa Catarina nas suas atividades de promoção da pessoa idosa. — Há pouco tempo, Xanxerê recebeu destaque no âmbito do Ministério Público por ser um dos poucos municípios do estado que tem Família Acolhedora preparada para atenção e proteção de idosos que necessitem da medida de proteção de acolhimento.—
Ela ressaltou ainda que o município se destaca na promoção e proteção da pessoa idosa com o Programa Xanxerê 60 mais.
— Um programa de ponta, de referência, de excelência, que na medida dos recursos e da capacidade dos profissionais que integram essa iniciativa, tem atendido demandas da mais variada, tirando da escuridão a violação de direitos dos idosos, que muitas vezes acontecem no âmbito familiar. Parabenizo a Administração Municipal de Xanxerê pelo olhar sensível aos direitos e proteção da pessoa idosa — ressalta Ana.