Uma iniciativa de uma mãe, resultou na formação de uma ONG (AMA Abelardo Luz) dedicada a apoiar pessoas com autismo no município de Abelardo Luz.
Uma iniciativa de uma mãe, resultou na formação de uma ONG (AMA Abelardo Luz) dedicada a apoiar pessoas com autismo no município de Abelardo Luz. Tudo começou quando essa mãe procurou a rádio local e o presidente da CDL para discutir a importância das filas preferenciais e a conscientização sobre o autismo.
Durante uma reunião com a CDL, surgiu a ideia de criar uma associação específica para atender as necessidades das pessoas com autismo na região. Os pais e mães de crianças atípicas da região foram convocados para participar, e o presidente da AMA de Chapecó garantiu o apoio necessário para a iniciativa.
Diversas ações foram realizadas para arrecadar fundos e promover a causa. Entre as iniciativas, são elas venda de pizzas, um evento especial organizado para celebrar o Dia das Mães e a primeira caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, realizada no dia 2 de abril. O evento contou com a participação da APAE, vereadores, assessores de deputados e escolas locais.
A ONG também criou um grupo de apoio, com encontros presenciais e um grupo no WhatsApp, visando oferecer uma rede de apoio às mães, muitas das quais não contam com o suporte de familiares.
Atualmente, a ONG está promovendo um Pix premiado para arrecadar fundos para um evento de Dia das Crianças em outubro. O prêmio será uma ovelha, e os números podem ser adquiridos por R$ 5,00. Para participar, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (49) 99985-9772.
O objetivo da AMA é proteger os direitos das crianças e pessoas com transtorno do espectro autista, disseminar informações, conscientizar a população e combater o preconceito.