Imprensa

Lance Notícias | 16/09/2024 14:32

16/09/2024 14:32

31429 visualizações

Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina abre consulta pública para avaliação de risco de extinção de espécies da fauna

IMA Inicia consulta pública para avaliar risco de extinção de espécies em Santa Catarina

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) anunciou a abertura de uma consulta pública para a avaliação de risco de extinção de várias categorias de fauna no estado. O processo abrange aves, Diplopoda, Echinodermata, Hymenoptera e Formicidae.

A consulta pública, que estará disponível até o dia 22 de setembro, oferece à comunidade científica e à sociedade civil a oportunidade de revisar e fornecer novos dados sobre a distribuição, ecologia, história natural, taxonomia, população e ameaças dessas espécies. As contribuições podem ser enviadas através do site oficial: https://www.listavermelhasc.com.

Após o término do período de consulta, especialistas conduzirão oficinas para a avaliação de risco de extinção, utilizando o método de critérios e categorias da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).

A atualização da Lista das Espécies da Fauna Ameaçadas de Santa Catarina é coordenada pelo IMA, conforme a Portaria IMA 117/2023, em colaboração com a Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais. Este trabalho faz parte do Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (GEF Pró-Espécies), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA).

O Projeto Pró-Espécies visa reduzir os impactos sobre espécies criticamente ameaçadas que não estão em áreas protegidas e que não são contempladas por Planos de Ação Nacional (PAN), conhecidos como “espécies-lacuna”. O projeto é implementado pelo FUNBIO, executado pelo WWF-Brasil e conta com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A atualização da lista está incluída entre as ações prioritárias do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul (PAT Planalto Sul).

Deixe seu comentário