Saúde

Daiane Hein | 03/02/2023 16:45

03/02/2023 16:45

64215 visualizações

Ipuaçu é destaque nacional no Ranking Previne Brasil

Com a divulgação das notas dos indicadores do Previne Brasil referentes ao 3° quadrimestre de 2022, que ocorreu no dia 27 de janeiro, o município de Ipuaçu ficou em 1° lugar das regiões AMAI e AMNOROESTE de Santa Catarina e dentre os mais de 5 mil municípios do Brasil, ficou na 14ª colocação a nível […]

Ipuaçu é destaque nacional no Ranking Previne Brasil

Com a divulgação das notas dos indicadores do Previne Brasil referentes ao 3° quadrimestre de 2022, que ocorreu no dia 27 de janeiro, o município de Ipuaçu ficou em 1° lugar das regiões AMAI e AMNOROESTE de Santa Catarina e dentre os mais de 5 mil municípios do Brasil, ficou na 14ª colocação a nível nacional.

O Previne Brasil é o modelo atual de financiamento da Atenção Primária, que traz uma série de critérios para que os municípios garantam o recebimento de recursos federais.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Neste momento sete indicadores de saúde são avaliados, onde cada município recebe uma nota por desempenho em cada indicador, a cada quatro meses.

O desempenho excepcional de Ipuaçu nos sete indicadores lhe garantiu a nota máxima, e assim, tais colocações.

Este resultado impacta diretamente nos valores de recursos financeiros recebidos do governo federal, visto que, cada município recebe valores proporcionais ás suas notas, ou seja, quanto maior a nota, maior o montante financeiro. Como a nota de Ipuaçu foi 10, o município irá receber o valor máximo de recursos previstos.

– Esse resultado se deve diretamente á dedicação e ao empenho da nossa equipe de saúde, que não mede esforços para atender com excelência a nossa comunidade. Esse resultado deixa claro que quando se faz saúde de qualidade, o destaque é apenas uma consequência – destaca a Secretária de Saúde Raqueli Biasotto.

Deixe seu comentário