Animais

Daiane Hein | 24/02/2024 11:53

24/02/2024 11:53

9895 visualizações

Julgamento de Animais com Registro marca o primeiro dia da Festa Estadual do Milho em Xanxerê

Os animais que ficarem campeões terão a oportunidade de serem reconhecidos como os melhores do Estado   O Julgamento de Animais com Registro marcou o início da programação da ExpoFemi 2024, de Xanxerê, na manhã deste sábado, dia 24. O evento, atrai criadores e entusiastas da pecuária de todo o Estado de Santa Catarina e […]

Os animais que ficarem campeões terão a oportunidade de serem reconhecidos como os melhores do Estado

 

O Julgamento de Animais com Registro marcou o início da programação da ExpoFemi 2024, de Xanxerê, na manhã deste sábado, dia 24. O evento, atrai criadores e entusiastas da pecuária de todo o Estado de Santa Catarina e conta com o apoio da Associação de Criadores Bovinos de Xanxerê (ACBX) na organização.

A competição, é uma oportunidade de destacar a excelência genética e o potencial produtivo das raças leiteiras Jersey e Holandesa. De acordo com Jeferson Luiz Piccoli, presidente da ACBX, os animais que ficarem campeões terão a oportunidade de serem reconhecidos como os melhores do Estado de Santa Catarina.

“Os jurados avaliam a questão morfológica dos animais. Tudo é avaliado para ver se esse animal tem potencial de produção maior. Como esse julgamento acontece a nível estadual, os campeões, entram em um critério de avaliação e podem sagrar-se como campeões do Estado de SC no final do ano de 2024”, comenta.

O julgamento é conduzido por jurados oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Jersey e Holandesa, sendo Mauricio Santolin e Pedro Guimarães Ribas Neto. Ambos lideram o processo de avaliação morfológica, considerando aspectos como pernas, aprumos, costelas e pescoço para determinar o potencial de produção dos animais.

O evento, que teve início às 9h, continuará até as 20h, resultando na coroação da grande campeã desta edição da ExpoFemi. Produtores de todo o Oeste Catarinense, região do Planalto Serrano e Sul do Estado marcam presença, juntamente com visitantes vindos dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário