Variedades

Maicon Fiuza | 03/07/2023 13:31

03/07/2023 13:31

48889 visualizações

Julho Amarelo: Conscientização e Combate às Hepatites Virais

Julho é o mês dedicado à conscientização e combate às hepatites virais, conhecido como “Julho Amarelo”. A campanha, promovida em todo o Brasil, tem como objetivo disseminar informações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites, além de combater o estigma e a discriminação relacionados a essa doença. As hepatites virais são inflamações no fígado […]

Julho Amarelo: Conscientização e Combate às Hepatites Virais

Julho é o mês dedicado à conscientização e combate às hepatites virais, conhecido como “Julho Amarelo”. A campanha, promovida em todo o Brasil, tem como objetivo disseminar informações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites, além de combater o estigma e a discriminação relacionados a essa doença.

As hepatites virais são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus, sendo as mais comuns as hepatites A, B, C, D e E. Essas doenças podem ser transmitidas de diversas formas, como o contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas e materiais perfurocortantes, transfusão de sangue contaminado, além de transmissão vertical, da mãe para o bebê durante a gestação ou parto.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 325 milhões de pessoas no mundo vivem com hepatite B ou C, e cerca de 1,4 milhão de pessoas morrem anualmente em decorrência dessas infecções. No Brasil, estima-se que existam mais de 1,5 milhão de pessoas com hepatite C e cerca de 700 mil com hepatite B.

A campanha Julho Amarelo busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais. Entre as ações realizadas durante o mês, destacam-se palestras educativas, distribuição de materiais informativos, realização de testes rápidos para diagnóstico da doença, mobilização em redes sociais e iluminação de monumentos e prédios públicos com a cor amarela, símbolo da campanha.

A prevenção das hepatites envolve medidas simples, como a vacinação contra a hepatite A e B, o uso de preservativos em relações sexuais, o não compartilhamento de objetos pessoais que possam estar contaminados, além do cuidado no uso de materiais perfurocortantes. Já o diagnóstico precoce é fundamental para o início do tratamento adequado e para evitar a progressão da doença.

É importante ressaltar que as hepatites virais podem ser assintomáticas ou apresentar sintomas inespecíficos, como fadiga, mal-estar, dor abdominal, perda de apetite e icterícia (coloração amarelada da pele e olhos). Por isso, é fundamental realizar exames específicos para o diagnóstico, como testes sorológicos e de carga viral.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina contra hepatite B, além de disponibilizar exames e tratamentos para as hepatites virais. É importante buscar informações e orientações junto aos serviços de saúde locais para realização de testes e acesso aos cuidados necessários.

O Julho Amarelo é uma oportunidade para disseminar conhecimento, conscientizar a população e promover ações efetivas de prevenção e combate às hepatites virais. Todos podem contribuir compartilhando informações, incentivando a realização de exames e apoiando as pessoas que vivem com hepatite, combatendo o estigma e a discriminação.

Neste Julho Amarelo, faça parte dessa campanha e ajude a construir uma sociedade mais informada, saudável e livre das hepatites virais.

Deixe seu comentário