Leonardo, de 4 anos, precisa de tratamento intensivo com método Bobath
Uma mãe está mobilizando a comunidade para ajudar no tratamento do filho, Leonardo, que enfrenta sérios desafios de saúde. O menino foi diagnosticado com paralisia cerebral, epilepsia, microcefalia e displasia, e se alimenta apenas por sonda. Além disso, ele precisa passar por uma cirurgia para corrigir uma hérnia atrás do pulmão e realizar terapias intensivas que podem melhorar sua qualidade de vida.
De acordo com os profissionais que o acompanham, Leonardo apresenta atraso motor global, fraqueza muscular e dificuldades para se mover, respirar, falar e engolir. Para o seu desenvolvimento, os médicos recomendaram sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional com o método Bobath, além de protocolos de Pedia Suit, realizados ao menos duas vezes por ano.
O método Bobath é uma técnica terapêutica voltada para pessoas com distúrbios neurológicos, como a paralisia cerebral. Ele trabalha o controle dos movimentos, equilíbrio e postura, estimulando o corpo da criança de forma progressiva e personalizada para ajudar na melhora da coordenação e da força muscular.
A cirurgia será realizada em Florianópolis, por meio do sistema público de saúde do município. Segundo a mãe, Leonardo está em segundo lugar na fila de espera, e a rifa tem como objetivo ajudar nos custos que a família terá durante o período em que estiver na capital para o procedimento.
Como o custo das terapias é alto e não é totalmente coberto pelo sistema público de saúde, a mãe, que cria o filho sozinha, decidiu organizar uma rifa solidária e está aceitando doações via Pix (chave: 49 99927-8006).
“Qualquer ajuda é bem-vinda. O Leonardo é um menino muito forte, e com as terapias certas ele pode ter mais conforto e qualidade de vida”, disse a mãe, emocionada.
A comunidade pode colaborar comprando bilhetes da rifa ou fazendo doações diretas. Todo o valor arrecadado será usado para as terapias e a cirurgia do Leonardo.