Com mais de 800 casos prováveis de Chikungunya e quase mil notificações de Dengue, a Prefeitura de Xanxerê declarou Situação de Emergência em saúde pública nesta semana. Para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças, o município vem intensificando mutirões de limpeza, aplicando inseticidas em áreas afetadas, distribuindo repelentes, e limpando pontos críticos como o Rio Xanxerê. Mais de 300 toneladas de lixo já foram recolhidas nas últimas semanas.
Além dos atendimentos médicos e da distribuição de medicamentos, a Prefeitura ampliou equipes de campo e promoveu ações em bairros com maior número de focos do mosquito. Um dos trabalhos realizados foi a desobstrução de um canal do rio que estava acumulando água parada, criando um ambiente propício à proliferação do Aedes.
Até agora, o município confirmou 136 casos de Chikungunya e 10 de Dengue, todos autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município.
Outra medida adotada é o uso do inseticida UBV, conhecido como “fumacê”, aplicado nas casas e arredores dos casos confirmados. Aproximadamente 4.500 bocas de lobo também foram tratadas com produtos específicos para eliminar larvas do mosquito.
A população também precisa colaborar com o descarte correto de resíduos. Móveis antigos, galhos e colchões devem ser recolhidos pela empresa Ambiental, que atende pelo telefone (49) 99135-3306. Já os entulhos de obras precisam ser destinados por meio de serviços particulares, como o Disk Entulho.
Com o decreto nº 139 assinado pelo prefeito Oscar Martarello, a cidade se mobiliza ainda mais para conter o avanço dos vírus transmitidos por insetos. A Prefeitura reforça que o esforço coletivo é fundamental para enfrentar esse desafio de saúde pública.