O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina mantém o número 193 disponível 24 horas por dia para emergências relacionadas à segurança aquática
No mês dedicado à segurança aquática, o Major Ismael Mateus Piva, subcomandante do 14º Batalhão de Xanxerê, destacou ao Lance Notícias a importância de adotar práticas seguras em atividades próximas à água. Ele também apresentou dados de atendimentos do Corpo de Bombeiros relacionados a afogamentos na região.
Em 2023, foram registrados 12 atendimentos, reflexo de um verão quente na temporada 22/23. Já em 2024, até o momento, foram apenas três casos, indicando uma redução significativa. No entanto, o Major alerta que o número de ocorrências tende a aumentar com a chegada das férias e do verão, quando a movimentação em rios, lagos e piscinas é mais intensa.
O Major enfatizou que, para evitar tragédias, é fundamental adotar medidas simples, como:
“A água pode esconder perigos difíceis de identificar. É essencial ser precavido e não deixar a segurança ao acaso”, reforçou o Major Piva.
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina mantém o número 193 disponível 24 horas por dia para emergências relacionadas à segurança aquática.