Solidariedade

Gabriella Narcizo | 22/11/2025 10:31

22/11/2025 10:31

41711 visualizações

Morador de Xanxerê enfrenta doença grave no esôfago e precisa de ajuda para custear viagens para tratamento

Xanxerense realiza dilatações esofágicas a cada 15 dias e luta contra doença rara desde a infância

O morador de Xanxerê, Edilson Passer, de 35 anos, enfrenta uma condição grave e rara no esôfago que o acompanha desde a infância e que hoje impede a ingestão de alimentos sólidos, limita sua rotina e coloca em risco sua saúde. Ele sofre de esofagite severa, estenose esofágica, esôfago de Barrett e hérnia de hiato, problemas que exigem dilatações esofágicas quinzenais em Florianópolis e o uso diário de medicamentos, que ele já não consegue mais comprar. A família pede ajuda da comunidade para que Edilson consiga manter o tratamento.

Mesmo com todas as dificuldades, Edilson trabalha normalmente. Porém, ele não consegue almoçar, já que não tolera alimentos sólidos. Por isso, passa o dia inteiro sem comer, sobrevivendo apenas ao que consegue ingerir em consistência pastosa quando volta para casa. Em muitos dias, ele conta com o apoio de colegas de trabalho, que ajudam oferecendo gelatinas e alimentos que ele consiga engolir, garantindo ao menos algum sustento durante o expediente.

Edilson convive com o problema desde os 5 anos, quando iniciaram os episódios de disfagia. Ao longo da vida, passou por duas fundoplicaturas (2007 e 2009), complicações cirúrgicas e inúmeras dilatações devido ao estreitamento do esôfago. Após cada dilatação, ele consegue se alimentar com comida um pouco mais sólida por apenas três dias, depois, os sintomas retornam e ele precisa voltar à dieta líquida.

Além da alimentação extremamente restrita, Edilson enfrenta fortes crises de queimação, episódios de vômitos e náuseas, e faz reposição de vitamina B12 a cada 15 dias. As viagens constantes até a capital e o custo alto dos medicamentos se tornaram um grande desafio financeiro para a família.

Como ajudar

Quem puder contribuir com qualquer valor pode fazer via PIX:

📌 PIX (e-mail): edilsonpasser7@gmail.com

A família reforça que toda ajuda é bem-vinda e fará diferença para que Edilson possa manter o tratamento e ter mais qualidade de vida.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.