Um dos espaços dedicados à preservação da história e das tradições de Xanxerê estará em destaque durante a ExpoFemi, que ocorre de 28 de fevereiro a 8 de março, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi. O Museu do MilhoAntônio Sirena apresenta ao público um acervo que expressa a diversidade cultural dos povos que colonizaram o município, com destaque especial para a influência italiana na formação da identidade local.
O espaço é ambientado com fotografias, objetos e documentos antigos que permitem aos visitantes conhecer costumes, memórias e tradições preservadas ao longo das gerações. Durante a visita, o público é convidado a fazer uma verdadeira viagem no tempo, compreendendo a importância histórica e cultural do milho e da cana-de-açúcar para o desenvolvimento das famílias da região.
Segundo a presidente da Comissão do Museu do Milho e Resgate Histórico, Aguinetes Barfknecht, o museu vai além de uma exposição estática, consolidando-se como um espaço vivo de integração com a comunidade por meio de atividades culturais, educativas e interativas. Nesta edição da feira, o local reforça o compromisso com a valorização da identidade cultural e com a preservação das memórias que ajudam a contar a história do município.
Instituição vinculada à Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, o museu preserva registros dos antigos colonizadores e fortalece a identidade cultural das atuais e futuras gerações.
Ainda conforme Aguinetes, a visitação ao espaço integra a programação da feira e convida moradores e turistas a conhecerem de perto a história, os saberes e as tradições que moldaram a comunidade xanxerense.