Saúde

Gabriella Narcizo | 05/11/2025 15:23

05/11/2025 15:23

1650 visualizações

Mutirão de limpeza no cemitério reforça combate à dengue em Xanxerê

Ação após o Dia de Finados eliminou cerca de 3 mil possíveis criadouros

Após o Dia de Finados, celebrado no último domingo (2), a equipe do Programa de Combate à Dengue de Xanxerê, realizou um mutirão de limpeza e fiscalização no Cemitério Municipal. A ação, realizada ao longo da manhã desta quarta-feira (5), contou com cerca de 15 profissionais empenhados em eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a coordenadora do programa, Janete Rodrigues, ao todo cerca de 3 mil possíveis criadouros foram eliminados nessa ação. O trabalho, segundo ela, é essencial neste período do ano, quando as chuvas frequentes favorecem o acúmulo de água e a proliferação do mosquito. “Com as pancadas de chuva, tradicionais desta época, a limpeza se faz necessária para eliminar qualquer tipo de criadouro em potencial.”

Antes do feriado, foram realizadas ações de orientação e conscientização junto aos visitantes que preparavam os túmulos. Mesmo assim, após o Dia de Finados, foram encontrados vasos com água, plásticos e outros materiais que acumulam água e favorecem a reprodução do mosquito. Todos esses objetos foram removidos e descartados de forma adequada pelos agentes.

A coordenadora reforça o pedido de colaboração da comunidade para evitar novos surtos de dengue e chikungunya, como os registrados na última temporada. “Precisamos da cooperação de todos para que não tenhamos novamente uma situação de surto em Xanxerê. O cuidado é de cada um de nós”, alertou.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.