De acordo com o presidente da Comissão de Manutenção e Obras, Leandro Marzari Silva, as intervenções são fundamentais para qualificar a experiência do público e dos expositores
O Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi de Xanxerê passa por uma série de manutenções e melhorias estruturais visando a realização da ExpoFemi 2026. As ações contemplam novos espaços, ampliação de áreas existentes e modernização da infraestrutura para garantir mais conforto, segurança e organização ao público e aos expositores.
Entre as principais mudanças está a criação de uma nova área para o parque de diversões na parte baixa do Parque, espaço que anteriormente era utilizado para a exposição de bovinos e que foi liberado após a demolição dos antigos pavilhões existentes no local.
Também está em construção um novo pavilhão para exposição de bovinos, com 20 metros de largura e 80 metros de comprimento, totalizando 1.600 metros quadrados de área coberta. A estrutura está sendo instalada ao lado do estacionamento principal, área que em edições anteriores era ocupada pelo parque de diversões.
Outra novidade é a implantação de uma nova área para expositores externos, com infraestrutura completa de água, energia elétrica, iluminação e pavimentação asfáltica. O espaço contará com 17 novos lotes, variando entre 150 e 600 metros quadrados, também localizado próximo ao estacionamento principal.
O Parque ainda terá acréscimo de 748 novas vagas de estacionamento, além da pavimentação de vias internas que ainda não possuem revestimento e ampliação da área asfaltada no setor de shows.
Na área de serviços, será instalada uma nova unidade de banheiro modular, com sanitários masculino, feminino e adaptado para pessoas com deficiência (PcD), posicionada na área central do Parque. Também estão sendo implantados novos canais e redes de drenagem pluvial, melhorias no sistema de abastecimento de água com aumento de mais 70 mil litros na capacidade de reservação, além de novas redes elétricas e de iluminação em vias e espaços externos.
O auditório do Parque também passa por reforma, com novo piso vinílico, adequação do palco para acessibilidade e substituição completa das cadeiras. Paralelamente, diversas estruturas existentes recebem revisão geral, incluindo instalações sanitárias, elétricas, cobertura e pintura.
De acordo com o presidente da Comissão de Manutenção e Obras, Leandro Marzari Silva, as intervenções são fundamentais para qualificar a experiência do público e dos expositores. “Estamos trabalhando em diversas frentes para entregar um Parque mais moderno, seguro e organizado. As melhorias estruturais ampliam a capacidade de atendimento e garantem melhores condições para todos que participarem da ExpoFemi 2026”, destacou.




