O Dia Internacional para o Acesso Universal à Informação foi proclamado em 15 de outubro de 2019, na 74.ª Assembleia Geral da ONU, assim era reconhecido o acesso à informação para todos. Este dia destaca a ideia de que todos têm o direito fundamental de receber e disseminar informação. Esse direito, também, está ligado ao direito à liberdade de expressão. […]
O Dia Internacional para o Acesso Universal à Informação foi proclamado em 15 de outubro de 2019, na 74.ª Assembleia Geral da ONU, assim era reconhecido o acesso à informação para todos.
Este dia destaca a ideia de que todos têm o direito fundamental de receber e disseminar informação. Esse direito, também, está ligado ao direito à liberdade de expressão. A comunicação em todos os níveis, local, nacional e mundial, está inclusa.
A atual profissão de influenciador, também, desempenha um papel fundamental, pois informam o público sobre temas de interesse. É por isso, que esse direito está ligado à liberdade de imprensa.
A UNESCO, como agência guardiã do indicador do objetivo de desenvolvimento sustentável sobre o acesso público à informação, desempenha um papel relevante ao mostrar os avanços nas leis do acesso à informação.
Desse modo, o direito universal a informação apresenta os benefícios de:
Os cidadãos podem exigir responsabilidade ao Estado e ao Governo;
Garante a transparência;
Ajuda a combater a corrupção;
Os governos são mais transparentes na sua ação;
Permite tomar decisões baseadas em evidências e, assim, melhorar a alocação de recursos e economizar fundos públicos.
(Gov.br, 2023).
“A nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas informação nas mãos de muitos” (John Naisbitt).