Xaxim

Elisa Tonini | 01/12/2025 13:41

01/12/2025 13:41

39092 visualizações

O cinema que transformou a vida cultural de Xaxim

Nos anos de maior movimento, o cinema mantinha sessões regulares e reunia centenas de espectadores todas as semana

Antiga sala criada nos anos 1950, que já foi ponto de encontro cultural da cidade, hoje resiste apenas na memória dos moradores

O antigo Cine Guarany, que marcou a vida social e cultural de Xaxim desde os anos 1950, permanece abandonado e deteriorado, apesar de ter sido, por décadas, o principal espaço de lazer da cidade. A história do cinema voltou a ganhar destaque após o lançamento do documentário A cidade que tinha um cinema, produzido pela ONG Salva, que resgata memórias de quem viveu a época das exibições.

Um espaço que nasceu da força comunitária

O cinema surgiu no pós-guerra, quando Xaxim ainda dava seus primeiros passos como município. As primeiras sessões aconteciam no Clube Diadema, até que o espaço foi consolidado como Cine Guarany, uma sala com cerca de 200 lugares e projeções em película 35 mm. Para muitos moradores, era ali que viam o mundo além das fronteiras do Oeste catarinense.

O auge que movimentava a cidade

Nos anos de maior movimento, o cinema mantinha sessões regulares e reunia centenas de espectadores todas as semanas. Famílias inteiras frequentavam

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.