Atualidades

Lance Notícias | 25/11/2023 10:30

25/11/2023 10:30

40353 visualizações

O Dia Laranja: uma data internacional para a eliminação da violência contra as mulheres e meninas

A Campanha “Alaranjar o mundo: acabar com a violência contra as mulheres, agora!”, foi lançada em 2008 e, é uma iniciativa da Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo, convocando uma ação global para aumentar a conscientização, fortalecer a defesa e criar oportunidades para a discussão sobre desafios e soluções do problema.

O slogan refere-se à cor laranja usada para representar um futuro mais brilhante, livre de violência contra mulheres e meninas, como um tema unificador que perpassa todas as atividades globais da Campanha.

Estima-se que, uma em cada sete mulheres passou por violência física e/ou sexual de um parceiro íntimo ou marido, nos últimos 12 meses (13% das mulheres com idade entre 15-49 anos).

✅ Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.

A Organização Mundial de Saúde, define a violência contra a mulher como todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado dano físico, sexual, psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública seja na vida privada.

Cerca de 125 países possuem leis específicas de proteção à mulher, sendo que a legislação brasileira – Maria da Penha, é considerada uma das três mais avançadas do mundo. Apesar do avanço legislativo, o Brasil é o 7º país, em uma lista de 84, com o maior número de homicídios de mulheres.

O Dia Laranja (25/11), surge como orientação à sociedade compreender e entender que a violência contra as mulheres ainda existe e, que o objetivo é a redução e eliminação de tal, buscando respeito mútuo.

 

(Fonte: Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos; capa: web).

Deixe seu comentário