A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada aos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e, adentrando à uma unidade de saúde os atendimentos oferecidos são em pediatria, ginecologia, clinica geral, enfermagem e odontologia. Entre os serviços, são inalações, injetáveis, curativos, vacinas, coletas de exames, entre outros. Nesta esfera, o profissional […]
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada aos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e, adentrando à uma unidade de saúde os atendimentos oferecidos são em pediatria, ginecologia, clinica geral, enfermagem e odontologia. Entre os serviços, são inalações, injetáveis, curativos, vacinas, coletas de exames, entre outros.
Nesta esfera, o profissional Enfermeiro (graduado) trabalha com atribuições e capacitações individuais, podendo assim, atender os usuários em determinadas demandas.
Capacitados para tais atendimentos, o enfermeiro (a) graduado (a) é orientado por uma sistematização que atribui suas funções diante uma UBS. E, validados por Leis, o profissional é capaz de atender pacientes em situações especificas, podendo solicitar exames complementares; prescrever medicamentos; encaminhar a outros atendimentos; e, solicitar exames.
Sobre os atendimentos às alterações de saúde específicas, o enfermeiro (a) tem capacitação para atender:
– Hipertensão e diabetes;
– Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e outras doenças transmissíveis;
– Saúde da mulher adulta, gestante (pré-natal) e puerpério;
– Cuidados com feridas;
– Livre demanda de atendimentos do posto.
Em uma conversa com Francis Mara Zago, Enfermeira e Secretaria de Saúde do município e a Enfermeira Thaise, explanaram ao Grupo Lance Notícias que são amparadas por protocolos e, em Xanxerê os profissionais da enfermagem, inseridos na saúde primária (UBS), têm a habilidade e aptidão nessas assistências que, na situação em geral, é positiva ao fluxo de atendimentos das unidades de saúde, facilitando o acesso da população.