Educação

Lance Notícias | 05/02/2025 16:02

05/02/2025 16:02

874 visualizações

OBMEP abre inscrições para sua 20ª Edição

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas na página oficial da OBMEP (www.obmep.org.br) até 17 de março.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) abriu, nesta quarta-feira (5), as inscrições para a 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento, considerado a maior competição científica do país, comemora duas décadas promovendo o ensino da matemática e identificando talentos em todo o Brasil.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas na página oficial da OBMEP (www.obmep.org.br) até 17 de março. Podem participar instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas, englobando estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Desde sua criação, em 2005, a OBMEP já impactou milhões de estudantes, incentivando a excelência acadêmica e promovendo a inclusão social por meio da educação. “A 20ª edição é uma forma de celebrar o que conquistamos e inspirar o futuro. Esperamos que a Olimpíada consiga a cada ano engajar um número maior de estudantes e aproximá-los da matemática”, afirma Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

A competição é dividida em duas fases. A primeira, uma prova objetiva com 20 questões, será aplicada no dia 3 de junho. Os classificados avançam para a segunda fase, que acontece em 25 de outubro, com uma prova discursiva de seis questões. A divulgação dos premiados será feita em 22 de dezembro.

Premiações para alunos e professores

A OBMEP distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os medalhistas nacionais terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece uma bolsa de R$ 300 para alunos de escolas públicas.

Além disso, haverá premiações estaduais, com a distribuição de pelo menos 20,5 mil medalhas. No entanto, os vencedores estaduais não terão acesso ao PIC.

Os professores também serão homenageados. Os 969 docentes premiados receberão uma medalha de ouro especial, além de um diploma e um livro de apoio. Eles também concorrerão a viagens para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e para o Encontro do Hotel de Hilbert.

A OBMEP é promovida pelo IMPA, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Deixe seu comentário