Ação integrada resultou em prisões, internação e mandados de busca e apreensão em bairros do município
Na manhã desta quarta-feira (08), as forças de segurança de Xanxerê deflagraram a operação policial “Adsumus”, cumprindo 10 ordens judiciais, entre elas quatro prisões preventivas, uma internação de adolescente e cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Vila União, Leandro, Nossa Senhora de Lurdes e São Romero. A ação foi coordenada pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC) com apoio de unidades da Polícia Civil e da Polícia Militar, incluindo o 30º Batalhão e o SAER-Fron de Chapecó.
As investigações tiveram início em maio deste ano, quando um grupo de jovens passou a ser investigado por crimes como tráfico de drogas, associação ao tráfico, porte ilegal de armas, tortura e outros delitos. Durante o inquérito, foram apreendidos vídeos gravados pelos próprios suspeitos que mostram três episódios de tortura, nos quais as vítimas eram amarradas, agredidas com facões, armas de fogo, socos, chutes e chegaram a ter dentes quebrados. Em um dos casos, as agressões ocorreram por dívida de drogas, e em outro, por suspeita de furto no bairro. O medo foi tão intenso que as vítimas deixaram a cidade.
Com as provas reunidas, a Justiça decretou a prisão preventiva dos quatro investigados maiores de idade, todos com 19 anos, além da internação de um adolescente de 17 anos. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos roupas, um chapéu e um dos objetos utilizados nas sessões de tortura.
O nome da operação, “Adsumus”, tem origem no latim e significa “aqui estamos” ou “estamos juntos, presentes”, simbolizando a união e o trabalho integrado das forças policiais de Xanxerê no enfrentamento à criminalidade.