Entre uma taça e outra você já parou para pensar sobre a história do vinho, de onde e como ele surgiu? É fato que tenha surgido antes da escrita, pois até hoje não existem registros precisos a respeito de seu surgimento. Alguns enólogos acreditam na teoria de que o vinho surgiu por acaso: alguém pode ter […]
Entre uma taça e outra você já parou para pensar sobre a história do vinho, de onde e como ele surgiu?
É fato que tenha surgido antes da escrita, pois até hoje não existem registros precisos a respeito de seu surgimento. Alguns enólogos acreditam na teoria de que o vinho surgiu por acaso: alguém pode ter esquecido algumas uvas amassadas dentro de um recipiente e, então, elas passaram por um processo de fermentação que ocorreu espontaneamente.
Por outro lado, culturalmente há diversas explicações para o surgimento do vinho. Para os cristãos foi Noé quem plantou um vinhedo e elaborou o primeiro vinho. Já os gregos acreditavam que o líquido era uma dádiva fornecida pelos deuses.
A reportagem do Lance Notícias encontrou Adir Renner, 43 anos, morador de Arabutã-SC, que por sua curiosidade e paixão pelo vinho, há três anos começou a produzir em sua residência vinho bordô e vinagre.
O produtor relata que um vizinho foi quem o ensinou os passos para a fabricação, e que foi fácil de aprender, que não há segredo algum:
– Não é tão complicado, em primeiro lugar temos que ter capricho, os vasilhames e a uva madura – afirma.
Adir conta que quem fornece a uva necessária a ele é uma parreira comercial de Tangará-SC, onde ele encomenda com algumas semanas de antecedência e eles entregam as uvas em sua casa.
Passo a passo para a produção
Ele conta ainda que o processo começa com o moer da uva e o despejo em uma barrica com o acréscimo de açúcar referente à quantidade de uva. A uva permanece na barrica até seu sexto dia, após isso, o suco da casca deve ser retirado. Após a casca retirada, o suco deve permanecer na barrica por mais 40 dias para fermentação do vinho e depois disso, o vinho deve ser repassado para outa barrica para melhor limpeza. E ali permanecer por mais 40 dias até chegar no ponto ideal para consumo.
Até chegar ao ponto para consumo leva cerca de três meses. Hoje, ele fabrica aproximadamente 250 litros de vinho e 250 litros de vinagre por ano.
O fabricante relata que faz apenas para consumo próprio e para alguns amigos e familiares próximos.