No mês de outubro, as Forças de Segurança de Santa Catarina: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar, realizarão a “Operação Virtude”. A ação visa o combate à violência contra a pessoa idosa por meio de trabalhos preventivos e repressivos. A operação é nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública […]
No mês de outubro, as Forças de Segurança de Santa Catarina: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar, realizarão a “Operação Virtude”.
A ação visa o combate à violência contra a pessoa idosa por meio de trabalhos preventivos e repressivos.
A operação é nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública e, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em Santa Catarina, a coordenação é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC).
Entre os trabalhos que serão realizados estão atividades de inteligência preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, visando o combate à violência contra a pessoa idosa.
Por meio das redes sociais da PMSC de Xanxerê (30° BPM), houve a divulgação da operação, expondo à sociedade a importância de tal ato.
Segundo divulgação da ASCOM, os órgãos de segurança irão averiguar denúncias oriundas por qualquer tipo de meio, especialmente do Disque Denúncia 181, bem como pelos telefones de emergências 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros Militar.
Os trabalhos serão por meio das unidades e programas das forças de Segurança, especializados em ações de proteção às pessoas idosas vítimas de violência. Abrangerão a instauração de inquéritos policiais, além de trazer para o escopo da operação inquéritos e procedimentos em andamento, representação de mandados, realização de força-tarefa para a priorização dos exames periciais das vítimas de violências, palestras e campanhas educativas, campanhas de divulgação e sensibilização, entre outras ações.