Informativo publicitário

Maik Nascimento | 14/06/2023 13:30

14/06/2023 13:30

51994 visualizações

Podcast: a informação na informalidade

Você sabe o que é Podcast? Vamos passear na história da comunicação para saber sobre o que estamos falando! Já tivemos uma época em que os veículos de comunicação era algo raro. Rádio era o grande veículo de comunicação em nosso país. Entre 1930 e 1960, quando ainda não existia a televisão, o rádio ganhou […]

Podcast: a informação na informalidade

Você sabe o que é Podcast?

Vamos passear na história da comunicação para saber sobre o que estamos falando!

Já tivemos uma época em que os veículos de comunicação era algo raro. Rádio era o grande veículo de comunicação em nosso país. Entre 1930 e 1960, quando ainda não existia a televisão, o rádio ganhou a casa da grande massa da nação brasileira. Quando se falava de telefone celular, internet e redes sociais, parecia algo absurdo, quase impossível acontecer. Claro, já havia telefone fixo, mas era uma novidade acessível a poucas famílias. Nesse caso, receber uma simples notícia de um familiar ou alguma informação sobre o que estava acontecendo no mundo poderia demorar dias, ou até meses. Jornais eram vendidos, porém pouco procurados, tendo em vista que naquela época quase dois terços da população brasileira era analfabeta.

Mas os veículos de comunicação deram um salto a partir da chegada da televisão, que revolucionou a comunicação no século XX. As primeiras transmissões começaram a ser realizadas ainda na década de 1930 em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos. A popularização da televisão se deu a partir da década de 1950, nos Estados Unidos, mas aqui aconteceu somente na década de 1970.

Então, chegamos na década de 90. Com o advento da internet, a comunicação alcança níveis de evolução antes inimagináveis. A popularização da internet permitiu a criação de ferramentas que mantém o mundo todo em constante comunicação.

No entanto, a informação ainda era transmitida com bastante formalidade. E com intuito de fazer com que as pessoas se conectassem cada vez mais com o comunicador, meios foram propostos para que a informação pudesse ser transmitida com mais informalidade. Criado assim o podcast. Um conteúdo em áudio, e vídeo, que conta com a vantagem de ser escutado em demanda, ou seja, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização. Trazendo entrevistas, notícias, música de todos os gêneros e propostas, mas de uma maneira mais informal, sem desconsiderar a seriedade da informação.

O Grupo Lance Notícias, seguindo o curso da transformação na comunicação, conta hoje com uma sala ampla e altamente preparada para a execução desse veículo de comunicação que tem ganhado espaço e o coração das pessoas.

Acompanhe as redes sociais do Grupo Lance Notícias e não deixe de conferir o nosso Podcast, sempre feito com muito e responsabilidade. Porque aqui, o nosso lance é você!

Deixe seu comentário