Imprensa

Gustavo Mota | 09/11/2024 08:15

09/11/2024 08:15

21438 visualizações

Polícia Civil alerta sobre golpe de falso advogado em Santa Catarina

Os golpistas entram em contato com as vítimas, geralmente por meio de redes sociais, como o WhatsApp, se passando por advogados ou escritórios de advocacia

A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a atuação de criminosos que estão aplicando o golpe do falso advogado. Os golpistas entram em contato com as vítimas, geralmente por meio de redes sociais, como o WhatsApp, se passando por advogados ou escritórios de advocacia. Durante a conversa, afirmam que a pessoa ganhou um processo judicial e que tem um valor a ser recebido.

No entanto, os criminosos pedem um pagamento antecipado para custas advocatícias e documentação, alegando que esse valor é necessário para liberar o montante conquistado na ação judicial. A Polícia Civil informou que muitas pessoas já foram enganadas e transferiram valores via PIX para os golpistas.

Diante dessa situação, a orientação das autoridades é que as vítimas não realizem nenhum pagamento sem antes verificar a veracidade da informação. A recomendação é que, caso receba uma mensagem desse tipo, a pessoa entre em contato com seu advogado por meio de outro canal de comunicação, como telefone ou comparecendo pessoalmente ao escritório.

Outro cuidado indicado pela polícia é em relação à possibilidade de clonagem de contas de WhatsApp ou de outras redes sociais de advogados. Os criminosos podem utilizar esses dados para criar uma falsa sensação de autenticidade. A recomendação é que as pessoas verifiquem as informações por fontes seguras antes de efetuar qualquer tipo de pagamento.

Além disso, os golpistas costumam utilizar dados pessoais disponíveis em consultas públicas para tornar suas abordagens mais convincentes. A Polícia Civil reforça a importância de estar atento e desconfiar de qualquer solicitação financeira inesperada, mesmo que pareça vir de um profissional da área jurídica.

 

Deixe seu comentário