Polícia

Gustavo Mota | 13/08/2024 08:46

13/08/2024 08:46

61887 visualizações

Polícia Civil cumpre mandado de busca em Abelardo Luz por crimes na internet

Investigado por crimes virtuais tem celulares apreendidos em operação da polícia

Na tarde desta segunda-feira (12), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Abelardo Luz, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência no município. A ação contou com o apoio de Policiais Civis da Operação Protetor e faz parte de um Inquérito Policial que investiga crimes contra a honra e a liberdade individual praticados através da rede social Instagram.

Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.

O alvo da investigação é um homem de 33 anos, identificado como responsável por administrar três perfis na rede social, que acumulam mais de 30 mil seguidores. Esses perfis teriam sido utilizados para disseminar informações ofensivas e gerar animosidade entre a população de Abelardo Luz, resultando em crimes de injúria, difamação, calúnia e divulgação de segredo.

As investigações apontam que, desde a criação da página em fevereiro de 2024, o responsável pelos perfis, usando do anonimato e, possivelmente, de dados falsos, divulgava conteúdo recebido de terceiros sem verificar sua veracidade. As postagens continham informações ofensivas ao decoro, dignidade e reputação das vítimas, incluindo figuras públicas e políticas, muitas vezes com fins eleitorais.

Pelo menos 10 pessoas registraram queixas na Delegacia de Polícia após serem ofendidas pelas postagens. A Polícia Civil, após análise de diversos dados, conseguiu identificar o suspeito e seu endereço em Abelardo Luz. Com base nisso, foi solicitado um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, que foi concedido pelo Poder Judiciário com apoio do Ministério Público.

Durante a busca, foram apreendidos cinco aparelhos celulares, que serão submetidos a perícia técnica. O suspeito acompanhou a diligência e colaborou com os procedimentos investigativos.

As postagens realizadas pelos perfis investigados geraram instabilidade na ordem pública local, provocando animosidade entre os moradores e desencadeando outros crimes, como disparos de arma de fogo, ameaças e lesões corporais. A Polícia Civil continua a investigação e apura a possível participação de outras pessoas nos crimes em questão, que também poderão ser responsabilizadas criminalmente.

Deixe seu comentário