Polícia

Maicon Fiuza | 26/12/2023 10:33

26/12/2023 10:33

23863 visualizações

Polícia Civil SC: Retrospectiva 2023 registra recordes de produtividade

A Polícia Civil de Santa Catarina encerra o ano de 2023 com resultados notáveis em sua atuação, destacando-se pela expressiva redução nos índices de crimes violentos. O levantamento revela queda de 2,46% nos homicídios, 31,5% nos casos de lesão corporal seguida de morte e impressionantes 47% nos latrocínios. Além disso, a instituição bateu recordes no […]

A Polícia Civil de Santa Catarina encerra o ano de 2023 com resultados notáveis em sua atuação, destacando-se pela expressiva redução nos índices de crimes violentos. O levantamento revela queda de 2,46% nos homicídios, 31,5% nos casos de lesão corporal seguida de morte e impressionantes 47% nos latrocínios. Além disso, a instituição bateu recordes no cumprimento de mandados de busca e apreensão, com um aumento de 59,67%, e de prisão, com crescimento de 66%.

O comprometimento e a qualidade dos profissionais da Polícia Civil de Santa Catarina são evidenciados nos números que refletem uma efetiva redução nos índices de criminalidade. Esses resultados são atribuídos não apenas aos policiais, mas também ao apoio do governador Jorginho, à integração com o Ministério Público e à agilidade do Poder Judiciário, conforme destaca o delegado-geral Ulisses Gabriel.

O investimento do Governo do Estado na PCSC ultrapassou os R$ 32 milhões, proporcionando melhorias significativas. A renovação da frota com 281 novas viaturas, a modernização do parque tecnológico com a aquisição de 854 estações de trabalho, notebooks, drones, câmeras fotográficas e softwares são investimentos que fortalecem a atuação policial em diversas frentes.

Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.

Destacam-se os avanços no combate a crimes como estelionato, corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, crimes de internet, racismo e intolerância. Isso é possível graças ao incremento nas delegacias especializadas, ao uso de recursos tecnológicos e à capacitação dos policiais.

O combate à corrupção foi uma prioridade em 2023, marcado por 23 operações policiais realizadas em 28 municípios catarinenses. O número de prisões aumentou em 163% em comparação a 2022, resultando no afastamento de cinco agentes públicos e no sequestro de mais de R$ 6,6 milhões em bens.

A implantação da Delegacia de Proteção Animal (DPA) é uma das novidades do ano. Atuando em 13 municípios da Grande Florianópolis, a DPA realizou operações policiais, recebeu denúncias, instaurou inquéritos e prendeu pessoas por maus-tratos. Além disso, a DPA se dedica à conscientização em escolas, universidades e eventos de adoção animal, incluindo o SOS Animais.

A Polícia Civil, com apoio do governador Jorginho Mello, ampliou os serviços de proteção às mulheres. Além das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), foram implantadas 26 novas Salas Lilás nas Centrais de Plantão Policial (CPP). O site da PCSC foi aprimorado para facilitar o acesso da população aos serviços online, incluindo atestado de antecedentes e boletim de ocorrência.

Deixe seu comentário