Comunidade

Kaulan Nunes | 31/10/2025 14:04

31/10/2025 14:04

2911 visualizações

Praça Tiradentes em construção e o tempo em que Xanxerê cabia dentro de uma praça

Registro da década de 1960 revela a simplicidade e o espírito comunitário da população

Na década de 1960, quando a Praça Tiradentes ainda estava em construção, Xanxerê era um retrato vivo de uma cidade pequena que aprendia a crescer. Ao centro da imagem daquele tempo, o casarão do senhor Vido Tonial se destacava como símbolo de uma época em que o cotidiano se misturava com a história.

Era o tempo em que a vida cabia numa praça, o compasso do dia era marcado pelo sino da igreja e o chimarrão servia de conexão entre vizinhos. As pessoas se conheciam pelo nome, o fiado valia mais do que contrato e o progresso andava no ritmo das charretes.

Hoje, com ruas movimentadas, buzinas e pressa, Xanxerê já não é a mesma, mas basta o vento soprar pela Praça Tiradentes para lembrar que aquele velho Xanxerê ainda vive. Vive nas memórias, nos costumes e na saudade de um tempo em que a simplicidade era o maior luxo e a alma da cidade, imortal.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.