Evento será realizado de 20 a 23 de outubro na Biblioteca Pública Municipal
Com o objetivo de incentivar e promover o hábito da leitura, a Prefeitura de Xanxerê realiza, entre os dias 20 e 23 de outubro, a III Semana Literária. O evento será sediado na Biblioteca Pública Municipal Caldas Júnior e promete reunir escritores, estudantes, artistas e admiradores da literatura em uma programação diversificada.
A Semana Literária busca desenvolver a leitura como uma experiência significativa e prazerosa, despertando a imaginação, as emoções e contribuindo para a formação de novos leitores. A iniciativa integra as comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, criada em 1990 pelo Decreto-Lei nº 84.631, que reforça a importância do livro e das bibliotecas na formação cultural e educacional da sociedade.
Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de exposições, palestras, contações de histórias, intervenções culturais, rodas de conversa e outras atividades que valorizam o livro, a leitura e os autores locais.
Confira a programação completa:
20/10 – SEGUNDA-FEIRA
14h30: Exposição de desenhos – Projeto Tributo ao “Studio Gribili”, com o professor de desenho Norberto Cavasin – Projeto PROMFAC.
– Exposição Aves de Santa Catarina – escultura em papel de Carlos Meira – SESC
19h: Abertura oficial
– Palestra com a bibliotecária Caroline Miotto Pecini – Tema: “O papel da Biblioteca na sociedade e sua importância”.
– Roda de conversa com as autoras dos livros “ELA: infinito movimento” – com Irene Sá – coordenadora editorial, palestra e homenagens.
21/10 – TERÇA-FEIRA
9h: Contação de histórias com mediadores do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê, sob a supervisão da professora de Licenciatura Infantil, Rossaly Beatriz Chioquetta Loresent – Alunos da EEB Romildo Czepanhik.
15h: Contação de histórias com mediadores do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê, sob a supervisão da professora de Licenciatura Infantil, Rossaly Beatriz Chioquetta Loresent – Alunos da EEB Romildo Czepanhik.
16h: Oficina de desenho Geo Toon – Carine Loiola Gomes
20h: Contação de História “Quem mexeu na minha polenta?” – EEB Iraci Tonello.
21h: “Oficina de escrita criativa” -mediação Eloisa Almeida – EEB Iraci Tonello.
22/10 – QUARTA-FEIRA
15h: Contação de história – Acadêmica curso de Pedagogia da UNOESC, Tainara da Silva – EEB Romildo Czepanhik
19h: Intervenção Cultural – Fantoches em Ação “A Magia da Compostagem” com acadêmicos de Licenciatura em Artes da Unoesc – Xanxerê
23/10 – QUINTA-FEIRA
9h: Intervenção Cultural – Histórias da Palhaça Nini- mediadora Aline Dal Zot – EEB Cruz e Souza
15h: Intervenção Cultural – Histórias da Palhaça Nini – mediadora Aline Dal Zot – EEB Cruz e Souza
19h: Homenagem e bate-papo com a escritora xanxerense Rossaly Beatriz Chioquetta Loresent