O seminário está direcionado a atores do sistema de garantia de direitos da pessoa idosa, bem como ao público interessado na temática dos municípios da região da Amai.
No próximo dia 3 de dezembro, Xanxerê será palco do III Seminário Municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, promovido pela Prefeitura por meio do programa Xanxerê 60 Mais. O evento, que acontecerá no Salão Paroquial da Matriz Senhor Bom Jesus da Coluna, tem como objetivo promover o debate sobre a garantia dos direitos e a qualidade de vida da população idosa, reunindo especialistas e profissionais da área.
Com inscrições gratuitas, abertas até o dia 28 de novembro, o seminário está direcionado a atores do sistema de garantia de direitos da pessoa idosa, bem como ao público interessado na temática dos municípios da região da Amai. A programação inclui mesas-redondas, atividades práticas e palestras de especialistas, oferecendo uma ampla visão sobre os desafios e as oportunidades no cuidado e na promoção dos direitos dos idosos.
Entre os pontos altos do evento está a palestra magna com Diego Felix Miguel, renomado especialista em Gerontologia e doutorando em Saúde Pública pela USP. Com o tema “Envelhecimento e velhices: da construção sociocultural à formação de políticas públicas representativas”, a palestra abordará como diferentes visões culturais influenciam o envelhecimento e as políticas públicas.
A mesa-redonda sobre saúde da pessoa idosa, que acontecerá pela manhã, será composta por profissionais de diversas áreas, incluindo o médico psiquiatra Jackson Furlanetto e o educador físico Luiz Vicente Paglia Junior. Outra atividade de destaque será o workshop de Qi Gong, técnica milenar de equilíbrio físico e mental, ministrado pelo enfermeiro Marcos Ferreira dos Santos.
Manhã:
Tarde:
Compromisso com a pessoa idosa: O seminário reflete o esforço contínuo da Prefeitura de Xanxerê em promover o envelhecimento ativo e saudável, ao mesmo tempo em que fortalece a rede de proteção e os serviços para a população idosa. Para os organizadores, a iniciativa é um passo importante para fomentar políticas públicas mais inclusivas e representativas.
Inscreva-se gratuitamente pelo link forms.gle/6xyBVqzEjDy1ZSQn8 até 28 de novembro e participe dessa discussão essencial!