Prefeitura de Xanxerê retoma a limpeza e o desassoreamento do Rio Xanxerê na área central para melhorar o escoamento da água e reduzir riscos durante períodos de chuvas intensas
A Prefeitura de Xanxerê retomou nesta segunda-feira (19) os trabalhos de limpeza e o desassoreamento do Rio Xanxerê na área central da cidade com o uso de máquinas de menor porte no leito do rio, enquanto equipamentos maiores realizam o carregamento dos materiais retirados. Na sequência, os caminhões transportam os resíduos até o aterro municipal.
A intervenção dá continuidade às ações iniciadas em maio, que já contemplaram outros trechos do rio. O trabalho busca remover materiais acumulados ao longo do curso e melhorar as condições de escoamento da água.
A operação na área central exige equipamentos adequados às características do local, permitindo a continuidade da limpeza e a retirada dos materiais depositados no leito.
A iniciativa integra as medidas preventivas adotadas pelo município diante dos impactos causados por períodos de chuvas intensas. Com a remoção dos materiais e a redução de possíveis pontos de obstrução, a expectativa é favorecer o fluxo da água e ampliar a segurança de moradores e comerciantes que vivem e trabalham nas proximidades do Rio Xanxerê.
