Imprensa

Lance Notícias | 14/10/2024 09:37

14/10/2024 09:37

5918 visualizações

Presídio de Xanxerê promove reencontros entre pais e filhos na semana da criança

Diretor do presídio destaca importância de laços afetivos

Durante a Semana da Criança, o Presídio Regional de Xanxerê, em Santa Catarina, promoveu uma ação social que permitiu o reencontro de detentos com seus filhos. As visitas especiais, que começaram no dia 8 e vão até o dia 12 de outubro, têm como objetivo fortalecer os laços familiares.

As crianças que participaram do evento receberam presentes doados pela comunidade local, totalizando mais de 250 brinquedos, com uma significativa contribuição do Colégio La Salle. O diretor do presídio, Tiaraju Luiz da Rosa Lazari, destacou a importância da iniciativa para a humanização do sistema prisional e a manutenção dos vínculos afetivos. Desde 2019, as visitas com contato físico estavam suspensas devido à pandemia, e a ação marca um retorno a essas interações.

Lazari explicou que 150 detentos foram contemplados nesta ação, com a expectativa de que o número chegue a 300. Um dos detentos, Gilmar, teve a oportunidade de reencontrar suas filhas gêmeas, de 8 anos, após um ano sem poder abraçá-las.

A ação foi organizada pela Pastoral Carcerária e pela direção do presídio, contando com o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Estudantes de licenciaturas da universidade participaram da organização, permitindo que conhecessem a realidade das famílias atendidas. A coordenadora dos cursos de licenciatura da Unoesc, Ana Paula de Oliveira Scherer, enfatizou a importância da experiência para os alunos, contribuindo para a empatia e inclusão social.

Essa iniciativa marca a primeira vez que alunos da Unoesc participaram de atividades no presídio, embora a parceria entre as instituições exista há mais tempo.

Além de rever e poder se aproximar dos pais, as crianças ainda ganharam presentes (Foto: Jéssica Edel, Divulgação)

(Fonte: NSC Total)

Deixe seu comentário