A cerimônia de inauguração reuniu autoridades locais e regionais, além de lideranças indígenas e um grande número de moradores
A Aldeia Pinhalzinho, localizada na Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu (SC), recebeu no sábado (5) a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo III construída em uma comunidade indígena no Sul do Brasil. A unidade, que leva o nome de Vicente Fernandes, atenderá cerca de 2 mil pessoas.
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades locais e regionais, além de lideranças indígenas e um grande número de moradores. O projeto foi iniciado em 2014, ainda na primeira gestão de Osmar Barbosa como cacique da Terra Indígena Xapecó. “Hoje é um dia de festa. Foram anos de luta por esse sonho”, afirmou Barbosa, que atualmente preside o Legislativo de Ipuaçu.
A coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul, Kerexu Yxapyry, destacou o protagonismo indígena na conquista. “Essa foi uma conquista feita por indígenas para povos indígenas. Me sinto contemplada por ter nascido nesta terra.”
O prefeito de Ipuaçu, Nelson Brisola, ressaltou o investimento na saúde indígena e anunciou novas obras, incluindo uma nova unidade de saúde prevista para 2026, além de investimentos em educação e infraestrutura rural.
Participaram ainda do evento o vice-prefeito Celso Correia de Mello, a coordenadora do Polo Básico de Saúde, Osana Kaingang, e o ex-coordenador da Sesai, Vilson Paliano, responsável pela articulação dos recursos federais que viabilizaram a obra.