Comunidade

Kaulan Nunes | 16/12/2025 17:05

16/12/2025 17:05

486 visualizações

Produção, autonomia e aprendizado marcam ação das turmas da APAE de Xanxerê com passeio educativo

Projetos de estopa, cozinha experimental e brechó geraram renda e possibilitaram vivência prática sobre trabalho, dinheiro e escolhas

Sob a coordenação da diretora Aline, a APAE desenvolveu uma ação que uniu produção, educação financeira e inclusão social com três turmas da instituição. Ao longo do período, os alunos participaram de projetos produtivos: uma turma confeccionou estopas e realizou a venda para mecânicas, outra integrou a cozinha experimental, produzindo bolachas e pães, e uma terceira organizou um brechó. Todo o valor arrecadado foi administrado pelos próprios alunos, que decidiram coletivamente como utilizar o dinheiro obtido com o trabalho.

Como resultado dessa escolha, os estudantes realizaram um passeio ao Sítio Refúgio Encantado (Sítio Goralski), onde passaram o dia com café da manhã, almoço e lanche. O local conta com piscina, proporcionando momentos de lazer e convivência. Além do passeio, parte do valor arrecadado foi separada para que os alunos realizassem compras em Xanxerê, escolhendo itens para si mesmos, reforçando na prática noções de planejamento, responsabilidade e o valor do dinheiro.

Mais do que um momento de lazer, a iniciativa mostrou aos alunos o que pode ser alcançado a partir do próprio esforço: eles trabalharam, produziram e usufruíram do resultado desse processo. A ação fortalece a autonomia, a autoestima e o entendimento sobre trabalho e dinheiro, evidenciando o papel da APAE na formação integral e na valorização das capacidades de cada estudante.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.