Comunidade

Daiane Hein | 06/02/2023 15:30

06/02/2023 15:30

64020 visualizações

Professora de Xanxerê que tem quatro livros publicados, conta sua história de vida

A equipe do Lance notícias conversou com Neusa Gasparotto, de 68 anos, que atualmente atua como professora na área de educação infantil, em Xanxerê. Neusa nasceu no Rio Grande do Sul, mas veio morar em Santa Catarina com seis anos de idade. A professora conta que, desde criança, já despertava muita curiosidade e expertise pelas […]

Professora de Xanxerê que tem quatro livros publicados, conta sua história de vida

A equipe do Lance notícias conversou com Neusa Gasparotto, de 68 anos, que atualmente atua como professora na área de educação infantil, em Xanxerê.

Neusa nasceu no Rio Grande do Sul, mas veio morar em Santa Catarina com seis anos de idade.

A professora conta que, desde criança, já despertava muita curiosidade e expertise pelas coisas. Relata que aprendeu a ler a partir de um jornal, que seu pai recebia todos os dias, onde o folheava, fazendo a junção das letras e assim, formando palavras.

Neusa sempre teve um carinho maior por poesias, conta que recortava do jornal as que vinham impressas e as guardava no bolso para ler enquanto ajudava nos serviços da casa, e acredita que foi a partir desta prática, que a auxiliou para atualmente se tornar uma poeta.

Após finalizar o ensino ginasial, atualmente ensino fundamental, Neusa casou-se e veio morar em Xanxerê, onde constituiu sua família e dedicou sua vida para a criação dos filhos.

Após atingirem a fase da adolescência, Neusa, com 36 anos, se programou para voltar a estudar. Cursou o magistério e finalizou o ensino médio, dando continuidade em pedagogia, psicopedagogia institucional e psicopedagogia clínica.

Prestou concurso para o Ensino fundamental, e atuou na área, como professora, em Abelardo Luz. Neste período iniciou seu mestrado no Paraguay, onde teve que realizar longas viagens nos finais de semana, enfrentando muitas dificuldades durante o percurso.

Após concluir seu mestrado, Neusa deixou a área do Ensino Fundamental e começou a atuar na área de educação infantil, pois devido a suas formações, estava mais preparada e qualificada para atuar com a educação infantil.

Neusa também é escritora, tendo escrito e editado quatro livros, sendo um de poesias, onde desde os 10 anos de idade vinha escrevendo-as, até então organizá-las em um livro.

Seu segundo livro conta um pouco dos fatos históricos que ocorreram em Xanxerê, o terceiro conta a história de imigração alemã no Vale do Rio do Peixe, e seu último livro conta a história da Guerra do Contestado.

Atualmente Neusa ainda atua como professora na área de educação infantil, e demonstra muita gratidão por sua carreira.

– Me sinto realizada, muito feliz, e acredito que meus filhos se sintam felizes também pela mãe ainda estar atuando na área – diz.

Neusa deixa como legado seus livros e seus filhos, como forma de demonstrar que viveu sua vida intensamente, com muita gratidão pela realização de muitos sonhos.

Deixe seu comentário