O Dia Internacional dos Professores, celebrado anualmente em 5 de outubro, é uma ocasião marcante que reconhece a importância vital dos educadores em moldar o futuro da sociedade. Esta data não apenas homenageia o incansável compromisso dos professores com a educação, mas também destaca os desafios que enfrentam em sua jornada para nutrir mentes jovens […]
O Dia Internacional dos Professores, celebrado anualmente em 5 de outubro, é uma ocasião marcante que reconhece a importância vital dos educadores em moldar o futuro da sociedade. Esta data não apenas homenageia o incansável compromisso dos professores com a educação, mas também destaca os desafios que enfrentam em sua jornada para nutrir mentes jovens e inspirar o aprendizado ao redor do mundo.
O Grupo Lance Notícias conversa com Maressa Karoline Cimadon, professora de séries inicias que fala sobre a profissão e inicia contando o que a docência significa para ela.
— A docência significa pra mim transformação, pois possibilita contribuir de forma significativa no desenvolvimento das capacidades do aluno sendo elas psicológicas, afetivas e cognitivas, para que assim conviva em sociedade. Nesse sentido, é importante buscar uma educação que estimule a criatividade, a imaginação, e principalmente aprender a pensar e se tornar crítico e ético — conta.
Maressa destaca ainda o que a motiva a continuar nesta área.
— Todo professor em sua experiência docente, acumula conhecimentos que poderão ser utilizados e reestruturados tanto em sua prática, como também na sua vida pessoal. O que me motiva a ser professora é a liberdade em ser criativa, trazer o lúdico para a sala de aula transformando as diferenças em possibilidades de aprendizagem. Diante disso é necessário compreender que ensinar é um processo no qual professor e aluno, fazem uma troca na mediação do conhecimento. Ao mesmo tempo que ensino, aprendo — destaca.
Ressalta também como é trabalhar com educação infantil.
— Olhar a educação infantil a partir do binômio cuidar e educar, é compreender que o espaço/tempo em que a criança vive, exige seu esforço particular. A mediação do professor é vista como uma forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade. Nesse sentido, o professor é o responsável em desenvolver brincadeiras utilizando o lúdico com fantasias, brinquedos, histórias e jogos. Entendemos que a criança não brinca apenas por brincar, na maioria das brincadeiras existem regras a serem seguidas, no momento em que a criança brinca também aprende a seguir estas regras e a socializar com o outro. O professor também auxilia a criança nas dificuldades de aprendizagem, para que possa se tornar um cidadão atuante e crítico — ressalta.
Maressa ainda comenta os pontos positivos da docência.
— Como pontos positivos gostaria de destacar a afetividade entre professor e aluno, o amor e o carinho que recebemos todos os dias não tem preço, isso faz todo o nosso esforço valer a pena. E também a troca de conhecimentos entre professor e aluno, permitindo dessa forma a autoavaliação do nosso trabalho. Em analisarmos se o nosso esforço e dedicação diária estão transformando a vida do aluno no processo de ensino-aprendizagem — comenta.
Para o Futuro Maressa pretende continuar se especializando, conforme finaliza.
— Os meus planos para o futuro é continuar buscando conhecimento, pois com o passar do tempo as tecnologias vão se inovando, e o professor deve estar preparado para utilizá-las como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem. Hoje sou pós graduada em Neuropsicopedagogia, mas pretendo continuar me especializando na área, buscando ferramentas que permitam maior disponibilidade de recursos para os alunos, transformando o processo educativo mais dinâmico e inovador — finaliza.