Método começa a ser disponibilizado ainda neste ano
A Secretaria de Saúde de Xanxerê participou nesta quinta-feira (23) de uma importante oficina de qualificação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em Palhoça, com foco na inserção do implante subdérmico contraceptivo de etonogestrel (IMPLANON) — um método de longa duração que passará a ser ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O treinamento teve como objetivo ampliar o acesso das mulheres e adolescentes ao implante contraceptivo, fortalecendo as políticas públicas de saúde sexual e reprodutiva, e garantindo o cuidado integral e humanizado à população. A programação contou com orientações técnicas, protocolos de inserção, manejo clínico e práticas seguras, conduzidas por profissionais especializados da SES.
O implante subdérmico de etonogestrel passa agora a integrar a lista de contraceptivos disponíveis pelo SUS, ao lado de métodos já ofertados como o DIU, pílulas e preservativos. O dispositivo é altamente eficaz, com duração de até três anos, e é indicado para mulheres entre 14 e 49 anos, representando uma alternativa segura e de longa duração para o planejamento familiar.
O município foi representado pela secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, além de um médico e um enfermeiro da rede municipal, que participaram das atividades teóricas e práticas voltadas à capacitação para o uso do novo método.
“Esse é um grande avanço para o nosso município, que passa a ampliar o acesso a diversos métodos contraceptivos e fortalecer as ações de planejamento reprodutivo”, destacou a secretária de saúde, Francis Mara Zago Pegoraro.