O processo ganha continuidade após a presença de crianças que se encaixem em cada modalidade
O Programa de Apadrinhamento é uma iniciativa que busca minimizar os reflexos causados pelo afastamento familiar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Lançado em dezembro de 2025, o programa conta, atualmente, com oito padrinhos inscritos.
Das oito inscrições, seis são para apadrinhamento afetivo, modalidade em que as famílias podem ofertar tempo, carinho e convivência a esses jovens. As outras duas são para apadrinhamento provedor, onde o auxílio acontece através da doação de materiais ou valores financeiros para suprir necessidades específicas.
A terceira opção, o apadrinhamento prestador de serviços, não recebeu nenhuma inscrição. Neste formato, a contribuição acontece através de talentos ou habilidades profissionais dos padrinhos, como atendimentos médicos ou odontológicos, aulas de reforço, cortes de cabelo, entre outros.
O apadrinhamento é um projeto da Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Assistência Social, e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Poder Judiciário e do Ministério Público. O programa é visto como um ato de amor e compromisso, que respeita a individualidade e a necessidade de cada criança ou adolescente acolhido.
Novos interessados em apadrinhar uma criança ou adolescente podem se inscrever através de um formulário disponível no site da Prefeitura de Xanxerê. O processo ganha continuidade após a presença de crianças que se encaixem em cada modalidade. No site também é possível conferir a lei e esclarecer todas as dúvidas sobre o programa.