Dados locais revelam mais de 140 medidas protetivas deferidas em 2025, reforçando importância da rede de apoio às vítimas de violência
Na quinta-feira, dia 17 de julho, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Xanxerê realizou sua reunião mensal com a participação da cabo Santana, da Polícia Militar de Santa Catarina.
Na ocasião, foram apresentadas informações sobre o Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, iniciativa institucional da corporação voltada à prevenção e combate à violência doméstica e familiar.
Durante o encontro, a policial destacou que, apenas em 2025, cerca de 145 Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) já foram deferidas no município.
O número, segundo ela, revela não só a incidência das ocorrências, mas também uma maior confiança das vítimas em buscar apoio por meio da informação e do reconhecimento do ciclo da violência.
A Rede Catarina atua com base na Patrulha Maria da Penha, no policiamento preventivo e em tecnologias que ampliam a agilidade e efetividade na resposta às denúncias, promovendo proteção contínua às mulheres em situação de risco.
O CMDM reforça que ações como essa são fundamentais para levar informação à população e garantir a segurança das mulheres em âmbito local.
A presidente do Conselho, Rosicler Felippi Puerari, destacou a relevância dos diálogos promovidos:
“Podem parecer pequenas as ações e os diálogos que acontecem, mas, cada um de nós fazendo o que está ao nosso alcance para garantir a inviolabilidade dos direitos da mulher, com certeza, teremos a esperança de estar salvando vidas”.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site da Polícia Militar de Santa Catarina: pm.sc.gov.br/paginas/rede-catarina