Saúde

Gabriella Narcizo | 09/09/2026 09:33

09/09/2026 09:33

874 visualizações

Rede Feminina promove palestra unificada de conscientização e prevenção ao câncer em Xanxerê

Evento será realizado em outubro, no auditório da Unoesc, e reunirá especialistas em oncologia clínica e mastologia para abordar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê promove, no dia 5 de outubro de 2026, às 19h30, uma palestra unificada de conscientização e prevenção de diversos tipos de câncer. O encontro será realizado no Auditório da Unoesc, com a participação do especialista em Oncologia Clínica, Dr. Rodrigo dos Santos, e da especialista em Mastologia, Dra. Liana Ortiz Ruas Winkelmann.

Com a proximidade das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, a iniciativa busca reunir homens e mulheres em uma única corrente de conscientização, reforçando que o cuidado com a saúde deve acontecer durante todo o ano. A programação pretende levar ao público informações sobre autocuidado, prevenção e a importância de buscar acompanhamento médico e diagnóstico precoce.

A proposta da Rede Feminina é unir as duas campanhas em torno de um propósito comum: preservar vidas por meio da informação e da prevenção. O Outubro Rosa tradicionalmente amplia o debate sobre a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama, enquanto o Novembro Azul fortalece a conscientização sobre a saúde masculina e a prevenção de doenças que atingem os homens.

Durante a palestra, os profissionais convidados deverão contribuir com orientações e informações relacionadas à prevenção e ao enfrentamento do câncer, aproximando a comunidade de conhecimentos que podem auxiliar na identificação de sinais de alerta e na busca por atendimento especializado.

A organização reforça que o diagnóstico precoce pode aumentar as possibilidades de tratamento e transformar perspectivas diante da doença. Por isso, a campanha pretende estimular uma postura mais ativa da população em relação à própria saúde, independentemente de idade ou gênero.

Para participar, a entrada será uma peça de roupa em bom estado, que será destinada à ação da entidade. A iniciativa também amplia o caráter social do encontro, incentivando a comunidade a colaborar com a Rede Feminina enquanto participa de uma atividade de conscientização.

O evento é realizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê, em parceria com a Clínica de Oncologia Unimed Xanxerê e o Curso de Enfermagem da Unoesc/Xanxerê.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.