Atuação integrada garantiu apoio técnico, recursos e segurança à população regional.
A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê encerra o ano de 2025 apresentando o balanço das ações realizadas junto aos municípios da região, com foco na prevenção, preparação, resposta e mitigação de desastres.
Ao longo do ano, foram registradas 79 ocorrências em 17 municípios da regional, relacionadas principalmente a chuvas intensas, vendavais, granizo, estiagem e tornados. As ações envolveram monitoramento contínuo, emissão de alertas, apoio técnico e atendimento direto aos municípios, sem registro de óbitos no período.
Em 2025, a Regional de Xanxerê liberou por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil – SPDC R$ 4.387.695,02 em recursos diretamente aos municípios atendidos pela regional para ações de defesa civil, destinados ao enfrentamento da estiagem, ajuda humanitária, kits de transposição, aquisição de caminhão-pipa e apoio às ações de resposta e recuperação. Também foram investidos R$ 349.689,00 em ações de preparação, por meio do Programa Defesa Civil na Escola, que formou 2.843 alunos formados neste ano, fortalecendo a cultura de prevenção nas comunidades escolares.
Para 2026, estão previstas a entrega de mais 17 caminhões-pipa para reforçar o abastecimento de água e minimizar os impactos da estiagem na região, além da estruturação de 100% dos municípios da regional com kits completos de Defesa Civil, incluindo veículos 4×4, drones e outros equipamentos para fortalecimento das estruturas municipais.
Segundo Luciano Peri, coordenador regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê, os investimentos refletem uma diretriz clara do Governo do Estado. “Esse é um pedido do governador Jorginho Mello e do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt: atender bem os municípios, oferecer apoio técnico qualificado, garantir agilidade no repasse de recursos e estar próximo dos prefeitos da Regional, sempre com foco na proteção da população”, destacou.
As ações desenvolvidas ao longo de 2025 reforçam o compromisso da Defesa Civil com o fortalecimento dos municípios, a prevenção de desastres e o atendimento às demandas da comunidade regional.