As temperaturas despencaram nesta quinta-feira (18), em Xanxerê e região, e logo veio à memória a nevasca que atingiu a região ainda no ano de 1965. Em Xanxerê, quem mantem viva essa memória é o acervo de fotografias do fotógrafo Ivo Zolet, hoje mantido pela sua filha Maria. Foram dois dias em que a região […]
As temperaturas despencaram nesta quinta-feira (18), em Xanxerê e região, e logo veio à memória a nevasca que atingiu a região ainda no ano de 1965.
Em Xanxerê, quem mantem viva essa memória é o acervo de fotografias do fotógrafo Ivo Zolet, hoje mantido pela sua filha Maria. Foram dois dias em que a região ficou irreconhecível, nos dias 24 e 25 de agosto.
Confira os registros do Ivo Zolet:

Dados históricos
A cidade de Xanxerê, no Estado de Santa Catarina, entra para o RankBrasil pelo recorde de menor temperatura registrada no país por órgão oficial nacional.
No dia 20 de julho de 1953, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal, registrou no município -11,1°C (graus Celsius).
Em 29 de junho de 1996 houve o registro, porém não oficial, de uma menor temperatura no país. O Morro da Igreja, em Urubici – SC marcou -17,8°C. Já na cidade de Caçador, no mesmo Estado, a temperatura atingiu -14°C, em 11 de junho de 1952.
Apesar de serem menores que a de Xanxerê, estas temperaturas recebem destaque, mas não ficam com o título: em Urubici foi extraoficial e em Caçador, o registro aconteceu através da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que não tem autonomia nacional.
A menor temperatura registrada no planeta foi de -88,5°C, em Vostok, estação russa na Antártida. O recorde mundial aconteceu em 24 de agosto de 1960.