Comunidade

Lance Notícias | 24/08/2023 14:51

24/08/2023 14:51

51412 visualizações

Representatividade xanxerense na Marcha das Margaridas, em Brasília

Numa longa viagem, circulando o estado catarinense para levar um pouco de cada cidade, Karen Cristina Kintschner, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e Representante do Coletivo Janete Cassol, levou Xanxerê ao grande evento Marcha das Margaridas, uma caminhada que carrega a luta das mulheres por democracia, por respeito e direitos. Em conversa […]

Representatividade xanxerense na Marcha das Margaridas, em Brasília

Numa longa viagem, circulando o estado catarinense para levar um pouco de cada cidade, Karen Cristina Kintschner, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e Representante do Coletivo Janete Cassol, levou Xanxerê ao grande evento Marcha das Margaridas, uma caminhada que carrega a luta das mulheres por democracia, por respeito e direitos.

Em conversa com o Grupo Lance Notícias, Karen comenta:

— Existe um simbolismo muito grande para mim, na participação da marcha das Margaridas: ter e ver a grandeza da força das mulheres, quando se juntam por um bem maior é lindo, e é forte. Nos torna maiores que somos — comenta.

No dia 16 de agosto, mais de 100 mil mulheres caminharam com suas realidades e lutas. Já em Brasília, diversas mulheres de Santa Catarina, inclusive Karen, de Xanxerê, foram recebidas com uma estrutura grandiosa, com o objetivo de dividir experiências e histórias.

Tal evento foi completo com painéis de debates com diversas autoridades femininas do país, e os eixos falando sobre biodiversidade, trabalho e renda, e, políticas públicas, Agroecologia, poder e participação política das Mulheres nos espaços de decisão.

Durante bate-papo, Karen relembra momentos importantes:

— Pude conhecer e conversar com a Ministra das mulheres, lideranças políticas, religiosas, mulheres empreendedoras do campo e da cidade — relembra.

No segundo dia de Marcha, centenas de mulheres caminharam até o Palácio do Planalto, que, nesse movimento todas interagiam, conversavam e se emocionavam.

Recepcionadas pelo Presidente da República, acompanharam o anuncio de oito ações, entre elas, o projeto Quintais Produtivos para Mulheres Rurais: programa de promoção de segurança alimentar e nutricional, dando autonomia econômica às mulheres.

Vivendo uma experiência de representatividade, englobando todas as mulheres, Karen finaliza:

— Na marcha, também, reforçamos a importância da legislação e, principalmente, a necessidade de seu cumprimento. Refletir, discutir e implementar efetivamente a nossa legislação vigente, em todos os recantos do Brasil, onde há uma mulher sofrendo violência. Enfim, foi incrível e só tenho que agradecer muito a oportunidade de estar lá, representando a vontade de tantas mulheres — finaliza.

Fotos: arquivo pessoal

Deixe seu comentário